Sobre

Televia – O nome foi criado, inicialmente, para ser uma TV aberta no município de Viamão. O projeto criado por Silvio Monteiro já nos primórdios da Internet Aberta no Brasil tinha como ponto inicial o site de noticias locais Viamão Hoje. No inicio era insipiente e mantido com verba própria e sem cobrança de anúncios. Mais tarde, já no final dos anos de 1990, ganhou apoio financeiro de Silva Leandro, empresario do ramo contábil na mesma cidade. O problema maior para se ter uma TV, segundo S. Monteiro não era o valor dos equipamentos em si, muito menos a concessão, mas sim o Conteúdo. Basta ver que hoje temos uma centena de canais que passam uma programação medíocre afastando a cada dia mais pessoas da Televisão.

Desta forma o Projeto visava ter um canal de noticias na web e ir selecionando jornalistas ou pessoas ligadas à mídia de cada bairro (ou mesmo rua). Cada bairro teria seu porta voz e seu espaço dentro do jornal digital Viamão Hoje. As melhores noticias ganhariam sempre a pagina inicial. Também as escolas, tanto municipais como particulares teriam seus jornalistas mirins, supervisionados por professores criando assim novas perspectivas nesta área para os estudantes (Jornalismo, Teatro, TV, Cinema etc).

Naquele tempo havia aproximadamente uma dezena de Rádios Comunitárias, sendo que Silvio Monteiro participou como colaborador nas emissoras Aracoupama FM e Santa Isabel FM. Também eram inúmeros os Blogs e Sites de pessoas ligadas as mais diversas midias como Paulo Lilja, Marcos Keppler (criador do primeiro portal de Viamão), Leandro Venturini, o proprio Silva Leandro, Fabio Salvador, Regis Tyasuda, Eduardo Escobar, Kadu Schwartzhaupt e muitos outros. Faziam parte, também, pequenos semanários locais como Tri Bom, Jornal Sexta, Intercidades etc.

Com todo esse pessoal trabalhando colaborativamente, certamente em pouco tempo o portal teria informações locais a todo instante, dos quatro cantos do município (Grande Santa Isabel, Centro de Viamão, Itapuã e Águas Claras). Infelizmente isso não aconteceu.

O negocio até ia indo bem, tanto que o Portal Viamão Hoje figurou varias vezes em primeiro lugar nas buscas do Google. Infelizmente, devido a inúmeros problemas de ideias, ideais, motivos políticos, egocentrismo de alguns e, com a força da web derrubando a Televisão em meados dos anos 2000, o sonho da TV local acabou (ou foi postergado).

Por isso foi criado esse Blog!

tv e web

 

adicione uma nova página.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s